quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sétimo encontro (22-11-2008)

Caros visitantes,

Para o encontro de hoje, propusemos uma atividade lúdica, porém com fim bem específico: trabalhar o vocabulário do poema "O elixir do pajé", de Bernardo Guimarães, que distribuímos no encontro anterior. Nesse poema, há muitos arcaísmos, palavras inusuais de conotação sexual e vocábulos exóticos em geral, por isso achamos interessante propor um lupanar. Lupanar (bordel) é uma atividade lúdica de escrita em que se fornecem vocábulos muito exóticos, cujo significado seja desconhecido da maioria dos participantes. Então, pede-se a produção de um texto que contenha todas as tais palavras. Para contornar a dificuldade, muitos tentam fazer associações com a forma da palavra, seja a forma escrita seja a forma sonora. Mais especificamente: joga-se com a dicotomia significante x significado, a qual compõe o signo. Demos 10 min. para que todos terminassem o texto, depois revelamos os significados e fizemos a leitura oral compartilhada das produções. Gargalhadas!

A lista de palavras foi a seguinte:

cona: vulva; peta: mentira; endefluxar-se: constirpar-se; pívia: masturbação masculina; manitó (manitu): entre os índios alonquinos dos EUA, energia vital, imanente a homens, animais, plantas, fenômenos da natureza; triaga (teriaga): medicamento caseiro, antídoto contra veneno; inúbia: tipo de trompeta de guerra dos índios tupi-guaranis; boré (toré): trompeta; marzapo: pênis; crica: vulva.

O resultado vocês conferem em "Produções - Lupanar".

Em seguida, a partir de uma autocorreção que fiz numa estrutura lingüística que havia construído, um escrevivente pegou o gancho e criticou o padrão lingüístico estabelecido pela Rede Globo e pela elite em geral, dizendo que se tratava de um empobrecimento da língua, além de excluir socialmente os falantes de outras variedades lingüísticas que não a de São Paulo. Sua crítica encontrou muitos adeptos, então passamos a debater com mais cuidado a relação existente entre língua e poder (1), o que pensamos ter sido muito enriquecedor para todos nós.
Após o intervalo até o fim do encontro, passamos a explicar passo a passo como criar e manter um blog, uma vez que acreditamos nele como sendo uma ferramenta importante para a publicação dos textos.
Pedimos que todos terminassem seus textos revistos após a troca em duplas e nos enviassem por e-mail, a fim de que fizéssemos nossas sugestões, eles reelaborassem o texto - se quisessem - e nos reenviassem para a publicação aqui. Tais produções "finais" (1) estão em "Segunda Proposta".
Loreta
1. Para um aprofundamento do tema, recomendamos a leitura de:

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália (novela sociolingüística). São Paulo: Contexto, 1997.
____________. A norma oculta - língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003.
____________. Preconceito lingüístico - o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
____________. http://www.marcosbagno.com.br/index.htm (site oficial, acesso em: 03-12-2008).
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 1996. Toda a obra desse mestre é recomendadíssima!

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